browser icon
Você está usando uma versão insegura do seu navegador web. Por favor atualize seu navegado!
Usando um navegador desatualizado torna seu computador inseguro. Para mais segurança, velocidade, uma experiência mais agradável, atualize o seu navegador hoje ou tente um novo navegador.

Petrópolis: cidade dos corais

Posted by admin on 16 de setembro de 2011

Com corais, bandas e grupos de serenata, Petrópolis mostra sua vocação para encantar

Famoso internacionalmente, o Coral das Meninas Cantoras de Petrópolis. Foto: Instituto Meninas Cantoras

O talento para as artes e o grande incentivo à cultura sempre foram qualidades presentes em Petrópolis. Em meio a uma tradição musical que se confunde com a própria história, a cidade mostra que o título de capital brasileira dos corais é merecido: existem aproximadamente 30 coros em atividade atualmente, e o número continua crescendo. O estilo de canto coral, tão apreciado e difundido na cidade, foi trazido pelos colonos alemães: para preservar a cultura do país de origem, as famílias alemãs não abandonaram o hábito de se reunirem para cantar. No Brasil, esse tipo de conjunto vocal não existia até a chegada dos primeiros germânicos, em meados do século XIX. O primeiro coral nasceu aqui mesmo, e levou o nome de Deutscher Saengerbund Eintracht, ou Sociedade Coral Concórdia, como ficou conhecido mais tarde.

O envolvimento com a música criou na cidade um ambiente ideal para o surgimento de outros coros, bandas e grupos de serenata, cada vez mais aprimorados. Corais de destaque nacional e internacional, como as Meninas Cantoras de Petrópolis, as Princesas de Petrópolis, os Canarinhos, o Coral Municipal e outros têm seu reconhecimento devido à técnica alcançada em tanto tempo de estudo e dedicação a música. Hoje, por exemplo, a formação das Meninas Cantoras de Petrópolis conta com 30 integrantes, e o grupo é considerado um dos melhores corais do mundo.

A música por aqui também é sinônimo de inovação: o Coral de Sinos do IPAE existe há 15 anos e encanta a todos com a delicadeza e precisão das canções. Mas esta harmoniosa mistura musical não pára por aí: além de colocar estilos de música contemporânea lado a lado com clássicos, os grupos da cidade também revivem as saudosas serestas: existem muitos conjuntos em Petrópolis que se dedicam a manter vivo este tipo de música tão tradicional, que remete ao romantismo de décadas passadas. Aqui, é possível voltar aos anos dourados através da interpretação de grupos de serenata, que emocionam com músicas que foram sucesso há 30, 40, 50 anos atrás. Neste embalo, a Serenata Imperial, famoso grupo da cidade, se apresenta ao público no sábado, dia 17 de setembro, às 19h em Itaipava (Shopping Vilarejo). Os músicos trazem novidades no repertório e prometem cativar pessoas de todas as idades com suas canções.

Numa harmonia de timbres e notas, cada conjunto que tem origem em Petrópolis já nasce com vocação para encantar. Os talentos que surgem aqui são reconhecidos em qualquer lugar, e atraem cada vez mais os olhares – e ouvidos – de quem passa por aqui.

Serviço:

Serenata Imperial no Shopping Vilarejo

Estrada União e Indústria 10035, Itaipava

Petrópolis – RJ – Tel.: (24) 2222-3600